quinta-feira, 17 de julho de 2014

...!

Hoje me dei conta de que sempre uso muito ponto de exclamação. É exclamação no post do face, no comentário do post de alguém, no whats, no torpedo. E quando um não basta, taco-lhe logo três ou mais. Meus amigos que o digam.
No início do Ensino Fundamental, aprendi que o ponto de exclamação deveria ser usado para expressar uma emoção. Para dar intensidade ao que estava sendo dito.
A gramática que tenho aqui em casa diz que ele serve para marcar "pausa indicativa de um estado emotivo ou intenção". E essa tarefa ele divide com o ponto de interrogação e as reticências. Nesses casos, o ponto final não serve. Não serve porque a função deste é indicar "o término do discurso".
Tá aí, deve ser por isso que uso tanta exclamação! Tenho mesmo dificuldade para encerrar as coisas, para pôr um ponto final como manda a gramática e diz o ditado. Gosto mesmo é de expressar emoção quando leio uma frase bonita, quando felicito alguém, para contar algo maravilhoso que acabou de acontecer, ou que parece estar a caminho. Deixar uma pergunta no ar, por que não? Uma brecha pra que o outro diga algo bom de ler ou ouvir, pra que pense o que quiser sobre o que eu disse... Ou ainda pra comemorar, dizer, ainda que escrevendo, que estou feliz, empolgada!!!
Aqui tô abusando do ponto final, mas é porque aprendi que pro texto ficar claro, objetivo, deve ter frases curtas, mas é só por isso. Colocar ponto final não é tão simples quanto parece. No português ele está ali bonitinho. É o que menos dá trabalho pra usar. Com ele não tem erro, ao contrário da vírgula, que se mal colocada, causa um estrago tremendo.
Apesar disso, prefiro os discursos que não encerram por completo. O destino pode reservar tantas surpresas! E um ponto final pode impedí-las de entrar no teu texto...

3 comentários:

  1. Perfeito!!! Com muitos pontos de exclamação, reafirmo que deves investir na carreira de escritora. Vais deixar muitas colunistas de olhos arregalados!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Edisa! Tua opinião é muito importante pra mim e, como sempre digo: É cedo ainda, mas quem sabe um dia eu chego lá...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir