quinta-feira, 21 de março de 2013

A Lu está sempre dizendo que é na véspera do aniversário que a gente deve fazer todas aquelas avaliações do nosso ano, o que costumamos fazer no fim de dezembro. Já que o meu ano novo se aproxima, há alguns dias venho me dedicando a esta tarefa. E resolvi compartilhar um pouco disso aqui, porque muitas pessoas fizeram parte da minha história ao longo deste período e gostaria que soubessem o quanto foram especiais.
Foi um ano marcante. Começou com a continuação da experiência de trabalhar com o Bita, um amigo que, mais que um chefe, como um pai me incentivou a buscar a minha realização profissional, me dava conselhos e me encorajava. Quando ele achou que também tinha que se dedicar à sua paixão profissional, me vi com a responsabilidade de assumir a Secretaria de Cultura, graças ao prefeito Ildo, que com seu convite, lançou a mim este desafio. E, naqueles três meses, na convivência com a Tati, a Vanessa, a Marisa e o Valdinei, tive a certeza de que nada se constrói sozinho e que a amizade, o respeito ao ser humano e o trabalho em equipe valem mais que qualquer recompensa. Pena que nesta época o Nilto não estivesse mais lá, pois seria ainda melhor se pudesse contar com seu sorriso sincero e suas palavras de apoio. Além disso, as noites no Polo com a Valderes, as demais tutoras e os alunos, me mantinham em contato com a “vida escolar”, acho que pra eu ter certeza de que este vínculo com a educação vai me acompanhar pra sempre.
Sinto falta das tardes de sábado em que, com as crianças da pré-catequese, me reconhecia naqueles rostinhos que, em meio a histórias bíblicas, aprendiam sobre a importância dos valores cristãos e o quanto é bom contar com um Deus que está sempre por perto.
Pra investir no sonho de exercer minha profissão, abri mão de tudo isso e da convivência diária com meus amigos, com meu marido e com minha família. Só Deus sabe o quanto isso me faz falta e o quanto me custou. Fui nomeada em um concurso pra exercer a minha vocação na Uergs, pra divulgar a Educação, algo que (já disse aqui e noutro post) está na minha raiz. Com isso, mais uma vez, ultrapassei limites que eu mesma me impunha, vi que sou capaz e que isso não faz de ninguém melhor que outro. Com isso, graças a Deus, ganhei novos amigos, pessoas que alegram meus dias: A Nathalia, o Marcelo, a Karine e a Lu, esta que assim como o Bita (o chefe com jeitão de pai), é uma chefe amigona que, além de tudo (e isso inclui me convidar pra malhar na praça em pleno domingo de manhã – e, pasmem, eu fui) é uma grande colega experiente que me incentiva e valoriza meu trabalho. E, nada melhor que, depois de semanas com eles, saber que quando chegar em Herval, o abraço caloroso do bons e velhos vai estar me esperando.
Em meio a tudo isso, muitos momentos marcantes: a minha primeira comunhão, o aniversário da afilhada mais fofa do mundo lá em casa, o casamento da Liane e o encontro maravilhoso com parte da família, tios e primos que eu não via há um tempão, a expectativa pelas primeiras visitas dos guris (Igor, Daiane, Lipi, Sandra e Maurício), o prazer de apresentar lugares de Porto Alegre pra minha mãe como se eu morasse aqui há anos, me sentindo em casa, a expectativa pela visita do Otávio e o orgulho e a alegria de ver o quanto ele está cada vez mais dedicado e apaixonado pelo curso que escolheu - aqui, o quanto tenho que agradecer a Deus e à minha mãe pelo esforço e renúncias que fez pra que eu e o meu irmão pudéssemos escolher nossas profissões e correr atrás deste sonho - além de tantos outros momentos que vou lembrar depois.
Enfim, foi um ano de perdas e ganhos: de dor, de saudade, de novas amizades, e de realizações profissionais. Até emagrecer um pouco eu consegui! E, como em todo final de ano, estabeleci novas metas: vou me preparar e, se Deus quiser, vou cursar Design na Ufrgs. Estava demorando pra eu traçar um novo desafio, eu que vivo disso, porque é nos desafios que me encontro, que me reconheço.

E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário