sexta-feira, 29 de maio de 2009

Jornalismo na web: o impasse entre a instantaneidade e a qualidade

Notícias “quentes”, atualizadas minuto a minuto. Mesmo que sem riqueza de detalhes o que muitos procuram ao acessar sites de notícias é a instantaneidade. Não há dúvidas de que o jornalismo online contribui muito para o acesso rápido a informações sobre fatos que acontecem na padaria da esquina ou do outro lado mundo. Esta nova modalidade de acesso a várias informações quase que ao mesmo tempo também tem sido uma valiosa fonte para jornalistas que atuam em outros meios e fazem uso deste recurso para pautarem as notícias que chegarão até seu público. Acompanhando o avanço desta tecnologia mais uma questão entra em jogo: A ética e a credibilidade dos jornalistas.

A principal característica do jornalismo online é a rapidez com que os fatos são noticiados. Esta rapidez beneficia leitores que se mantém informados sobre os mais variados assuntos e fatos que acontecem em todo o mundo utilizando apenas a internet. Neste ponto a presença do jornalista se torna fundamental, pois garante a qualidade da notícia, desde a produção até a veiculação em sites específicos. As notícias circulam com muita velocidade na rede, e um profissional qualificado é capaz de verificar a veracidade do fato e qual seu potencial enquanto notícia.

As agências de notícias abastecem as redações de todos os veículos e muitas vezes seus textos são publicados na íntegra até mesmo por veículos consagrados. Estas atitudes podem prejudicar a credibilidade dos meios, uma vez que as agências deveriam ser vistas apenas como fonte, sendo o jornalista o encarregado de verificar a informação e agregar mais valor a ela acrescentando outros ângulos para possibilitar maiores possibilidades de interpretação.

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, o cidadão tem direito à informação precisa e correta. Esta informação deve ser livre de qualquer julgamento de valor, seja ele por parte do profissional da notícia ou do veículo no qual atua. É na rede que todos ganham lugar e qualquer um pode virar repórter através de ferramentas como o twitter, blogs e até mesmo páginas de relacionamento. Considerando todos estes aspectos, se faz imprescindível a elaboração de um código de ética para o jornalismo online. O código de ética seria um meio de assegurar a permanência da atuação dos jornalistas preservando, consequentemente, a qualidade da informação que chega até o leitor.

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